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domingo, 12 de novembro de 2017

Parceria com lojas: Saiba o que você está fazendo de errado.

Uma coisa que todo influenciador digital quer é ser patrocinado por marcas. Eu vejo várias pessoas deste nicho fazendo vídeos e criando postagens no blog sobre como pedir uma parceria, no entanto, eu noto que, apesar das informações serem úteis, ainda há muita coisa a ser falada.
Eu, como dona de loja, recebo propostas de parceria a todo momento e é por isso que resolvi deixar essas dicas para vocês.
Quer saber mais? Então dá uma conferida neste post!





Quem não gosta de receber produtos de graça? Eu também sou louca para ganhar mimos de lojas, mas é necessário entender que as marcas não estão fazendo fazendo isso de boa vontade, é preciso que haja uma troca em que ambas as partes sejam beneficiadas.

Tenha uma proposta. 

Se você acha que está pronto para fazer uma parceria, você precisa ter uma proposta válida. Não adianta mandar uma mensagem para a loja dizendo que tem interesse nos produtos e que possui x de seguidores. Você precisa elaborar sua mensagem para parecer o mais sério e profissional possível. Fale um pouco sobre você, a quantidade de seguidores que você tem, comente sobre suas redes sociais e o engajamento que você possui nela. Essa última parte é o mais importante, pois não adianta ter 200k de seguidores em sua conta no Instagram e não possuir engajamento nenhum.


Só peça uma parceria se realmente houver interesse.

Não adianta, nós lojistas sabemos quando alguém realmente gosta do produto ou só quer ganhar algo de graça. Nós também percebemos quando a pessoa está mandando a mesma mensagem disparadamente para todas as lojas, sua mensagem se torna mecânica e desagradável para nós. Dificilmente iremos fechar uma parceria com alguém que faça isso.

Não seja insistente.

Você não pode esquecer que quando uma loja envia um produto de graça para alguém, ela está correndo um risco muito grande de ter um prejuízo, pois nem sempre a parceria é efetiva.

Uma vez um menino veio falar comigo pelo instagram, eu disse a ele para enviar a a proposta por e-mail e o garoto continuou insistindo que queria falar por lá, como se eu tivesse alguma obrigação de enviar algo para ele. Insistiu dizendo que havia outras contas também com x números de seguidores e isso só mostrou o quão anti-profissional ele é, pois, como eu disse antes, a loja não quer saber da quantidade de seguidores que você tem e sim do seu engajamento.

Se você for insistente, será MUITO improvável que essa loja em questão feche uma parceria com você.


Envie suas propostas por e-mail.

Nunca peça parceria pelo instagram ou outra rede social. Claro que pode ser eficaz muitas das vezes, mas geralmente  as lojas preferem que esse tipo de contato seja feito por e-mail. Eu mantenho minhas redes sociais para interagir com meus clientes e é bem frustante quando eu recebo uma mensagem e, ao invés de ser um cliente, é alguém pedindo coisa de graça. Além de que, quando você envia um e-mail com a proposta, você assume uma postura bem mais profissional e séria.

Se você não conseguir achar o e-mail da loja em questão, envie uma mensagem pedindo o endereço de contato.

Analise a loja antes de pedir parceria ou "amostra grátis."

Primeiro, faça uma analise dessa loja, veja se os produtos que ela vende tenham alguma coisa a ver com o que você mostra ao seu público. Não adianta, por exemplo, você pedir parceria com uma loja de quadros sendo que seu assunto principal é beleza. São dois nichos com seguimentos bem diferentes e que provavelmente não geraria resultados nenhum para a loja, pois o seu público, teoricamente, vai estar mais interessado em produtos de beleza do que  em objetos de decoração.

Uma outra coisa que eu preciso ressaltar é que muita gente faz pedido de amostras. Gente, as únicas marcas que enviam amostras grátis são marcas de produtos que exista a possibilidade de serem testados. Os produtos da minha loja são de decoração, ou seja, não há como testar uma caneca, quadro ou almofada, pois são coisas que você usa no dia a dia. Acho que este fato é algo que não precisa ser explicado, pois todo mundo sabe. É por isso que eu digo que você precisa analisar a loja primeiro, ver qual é o seguimento dela para não pagar este mico. Se for possível, reedite sua proposta.

Como eu havia dito antes, você precisa mostrar que realmente está interessado. Uma vez uma menina veio me pedir parceria, porém as postagens que eram feitas no seu instagram não tinham nada a ver com o seguimento da minha loja, ela postava mais sobre cosméticos e outros assuntos relacionados a beleza. Respondi seu e-mail dizendo que o perfil dela não era o que eu estava procurando no momento. Depois, recebi uma resposta em que ela me perguntava sobre o valor dos produtos. Isso me surpreendeu, pois, como eu disse, muita gente só está em busca de receber produtos de graça, não importa o que seja.

Se ela comprasse, com certeza eu enviaria alguns mimos grátis depois. Eu entendo que muitas vezes não temos dinheiro, mas se há a possibilidade de pagar, por quê não?

A loja entrou em contato! E agora?

Agora é hora de vender seu peixe. Qualquer coisa que lhe for perguntado, responda detalhadamente para que uma confiança seja criada.

Eu costumo perguntar sobre a relação dos seguidores com o influenciador e por qual motivo a parceria deveria ser fechada. Não adianta dar respostas vagas e dizer que tem muitos seguidores. Isso não enche os olhos de ninguém, você precisa conhecer o seu público e ter uma interação com ele, se você não conhece e não interage, talvez não seja a hora certa de fechar uma parceria.

Falso engajamento

Se você realmente quer entrar neste ramo de influenciador digital e receber produtos de lojas, jamais compre seguidores ou peça curtidas e comentários. Essas coisas devem vir com espontaneidade, pois conseguimos perceber a diferença de um comentário que foi pedido para outro que foi feito por alguém que tem interesse pelas coisas que você posta. Eu sempre analiso as pessoas que comentam, pois elas podem ser futuros compradores. Se a maioria das pessoas que comentam suas coisas são blogueiras, eu dificilmente vou enviar alguma coisa, pois eu sei que se isso acontecer, é bem mais provável que eu receba mais propostas de parceria do que vendas para minha loja.

Antes, eu não tinha ideia disso. Uma vez enviei alguns produtos para uma menina com 133k de seguidores, suas fotos possuíam mais de 70 comentários, porém, foi a pior parceria que eu já fiz. Pois seu engajamento era falso, não consegui vendas e muito menos seguidores. Claro que números não são importantes, mas quando uma pessoa segue a loja depois da divulgação do influenciador, significa que ele tem um pouco de influenciamento e essa pessoa em questão pode ser um suposto comprador.

Eu analisei os comentários e notei que 99% eram de blogueiras, a maioria dessas meninas que possuem blogs e canais no youtube não serão futuras clientes, pois grande parte delas está procurando parcerias. As lojas sabem disso, então, se grande parte do seu público for blogueiros, suas chances de fechar uma parceria cai bastante.

Eu prefiro enviar produtos para alguém com um número menor de seguidores e que me traga retorno.

Cumpra com sua palavra.

Você combinou com a loja que faria a divulgação no stories e postaria fotos no seu feed? Então faça o que foi combinado. Não adianta postar vídeo na história do instagram apenas quando recebeu. Preciso ressaltar que uma parceria não é brincadeira, não é algo que as lojas fazem para agradar. Essa troca é feita para beneficiar ambos os lados, então, quando você não cumpre com seu combinado, além de estar trazendo prejuízo para loja, ela nunca mais enviará nada para você.

Isso já aconteceu comigo algumas vezes e, por incrível que pareça, eram todos adolescentes. Esse é um dos motivos que não fecho mais parceria com menores de idade, sei que é errado generalizar e que tem muito adulto irresponsável também. Mas geralmente adolescente não costuma levar as coisas a sério e os adultos influenciadores possuem uma postura mais séria.


Gostaram das dicas? Deixem a opinião de vocês!

Quer conhecer minha lojinha? Clique aqui
Acha que tem os requisitos necessários para fechar uma parceria? Preencha este formulário.

34 comentários:

  1. Profissionalismo a palavras! Ótima dicas! Eu quero muito crescer com meu blog e conseguir parcerias mas tenho consciência de que para isso tenho que ter leitores e seguidores fiéis que vão comprar o produto!


    Ótimo post! Excelente.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. As parcerias com as marcas é o que todos os influenciadores digitais desejam mas cada vez mais difíceis de obter. Obrigada pelas recomendações.

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  4. Excelentes dicas!!! Tem gente que quer simplesmente o dinheiro ou a permuta e não pensa na responsabilidade que isso gera. Parabéns pelo post.

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  5. Completamente verdadeiro. Muitas marcas boas hoje em dia,dificultan muito na hora da parceria pois no passado a experiência não foi muito boa.

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  6. Adorei o post... super sincero e suas dicas são maravilhosas, principalmente pra quem está começando.

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  7. Há pessoas mesmo sem noção, mas acho que também há lojas que não têm muita! Já recebi propostas de parceria tão patéticas que até me custa a responder...
    Por outro lado, vejo páginas com tão pouca qualidade a terem parcerias que fico com a sensação que os bloggers são tão chatos que lhes enviam coisas só para não os aturarem mais xD

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  8. Achei super legal o post, toca em um ponto bem delicado de uma maneira muito sútil

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  9. Muito boas suas dicas, eu to com 790 inscritos em 3 meses de canal, não tenho nenhuma parceria ainda e não vou atrás de nenhuma, o que tiver de ser será...

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  10. Suas dicas bastante preciosas para quem deseja fazer uma parceria e é nova nessa área. Quando entro em contato com a empresa sempre mando um e-mail acho mais apropriado, parabéns pelas informações você deu uma aula, bjs.

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  11. Olá, amei as dicas e sinceramente você esclareceu grande parte das minhas dúvidas, sou totalmente nova nessa área de blogs e afins e vivo pesquisando sobre como fazer parcerias e publi post.

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  12. Essa postagem é otima e com certeza vai ajudar muita gente

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  13. Ótimas dicas, muito informativo. parabéns.

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  14. Oi tudo bem? Ótimas dicas, quem quer parcerias com lojas tem que ficar atento aos erros e as coisas que podem dar certo. Parabéns pelo post Bjs

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  15. Ótimas dicas. Tem coisas que a pessoa faz e nem imagina que não é apropriado fazer. Uma coisa que super concordo é isso de ser insistente.

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  16. E é bem isso mesmo! Principalmente a parte do e-mail, muitos cometem o erro de fechar a parceria em qualquer rede social, e isso vale para todos os tipos de parceria haha, é sempre necessária a formalidade no e-mail bem redigido e explicativo. Adorei seu post (=

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  17. Este comentário foi removido pelo autor.

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  18. Dicas muito importantes para quem quer parcerias. Pena que tem gente que acha que pode ser de qualquer jeito. Recebo muitos pedidos. E quando vou olhar a pessoa nao tem nem engajamento, menos de 100seguidores nem 6 meses de blog ou de redes. Ai não da.

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  19. Muita boas as dicas, é importante não sair desesperado atrás de parcerias, principalmente se não tiver uma proposta concreta. As empresas precisam ver que terão algum retorno

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  20. É isso mesmo gostei muito das dicas concerteza ser insistente ou fazer algo somente pra ganhar algo não é nem um pouco agradável 😉

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  21. Excelentes dicas. Não conhecia nada disso. Com certeza vai ajudar muito gente. bjs

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  22. Oie, amei o seu post. Já li diversos posts sobre parcerias, mas nenhum sob a perspectiva do empresário, foi de grande valia, obrigada!



    http://missdiva.com.br/

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  23. Dicas essencial para um bom relacionamento com as empresas.

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  24. Muito legal seu post, Mariana. É bem importante para que as pessoas entendam o que é uma parceria e tenha mais respeito. Eu tenho até evitado as parcerias justamente por não achar muito justo. Meu trabalho é com livros, e notei que as pessoas (mesmo sendo engajamento espontâneo) não se interessavam muito. E daí fica o autor mandando livros, gastando dinheiro do próprio bolso para um retorno que não vem. Não acho certo. Melhor comprar o livro e falar bem se gostei. É assim que tenho feito ultimamente.


    bj
    Dani, do Blog Sabe o que é?
    http://sabeoque.blogspot.com

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  25. Nossa, mana! Mto obrigada por esse post. Estou começando meu blog agora é com certeza serão mto úteis!

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  26. Que post maravilhoso, já tinha lido alguns post sobre parcerias porém nenhum era com a visão do outro lado da moeda. Acredito que esse post vai ajudar muita gente, beijos.

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  27. Nossa... Dicas excelentes e preciosas. Ainda nao entrei em contato com nenhuma loja. Ainda nao tentei parceria com nada. Mas obrigada pelas dicas. usarei futuramente. Abraços!

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  28. Ótimas dicas. É sempre bom saber dessas coisas, principalmente quando você quer ampliar os horizontes do blog e trabalhar de forma respeitosa, porque assim tanto a empresa quanto o blogueiro ganham com isso.

    Beijos!

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  29. Eu tomo exemplo a parceria que tenho com editoras. Acho muito melhor quando abrem um formulário de parceria. Também é importante ressaltar que parceria é uma troca. Eles te enviam algo e você os divulga, então tem de ter respeito dos dois lado.
    Tenho uma lojinha, e já recebi propostas de parcerias bem chatas, pois aparentemente a pessoa acabou de chegar, não leu sobre a loja, mas foi lá atrás de um "produto de graça". Isso é bem ruim, é falta de desconfiômetro :/

    Adorei as dicas do seu post. Podem ajudar muita gente <3

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  30. Mais olha, tem muitas pessoas sem noção nesse mundo que precisam ver suas dicas para ver se tomam vergonha na cara. Adorei as dicas, foram bem claras e esclarecedoras, amei!

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  31. Ameeeei as dicas! Principalmente por saber que vc é lojista. Realmente, leio muita gente comentando sobre a chatice de alguns "influenciadores" já assisti a palestras em que falavam muito disso, por isso ainda nao tive coragem de pedir parcerias. Sei que meu engajamento é pequeno, e recebo muito comentario de blogueiras, ainda que sejam fieis e amigas. Já comprei produtos para divulgar e foi bem legal. lembro que comprei umc aderno artesanal e fiz um post no blog: a menina divulgou, e as vezes volta a divulgar a postagem tb, tive vários acessos depois disso. Uma acabou ajudando a outra. Tb tenho meu produto, sou escritora e muita gente já pediu meu livro para divulgação. Alguns sem engajamento algum, outros com blog de moda. Nunca doei, investi muito nele pra arriscar nao ter retorno algum. Duas amigas compraram e fizeram resenha, achei legal, divulguei o post em todas as minhas redes e fizemos essa parceria.
    Vou olhar sua lojinha e, como vc deixou formulário pra parceria vou preencher rs
    Obrigada pelas dicas, e perdoe o textao aqui rs
    Bjo

    http://cariocadointerior.com.br

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  32. Adorei as dicas, eu como blogueira buscando a primeira parceria foi ótimo

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